quarta-feira, 21 de julho de 2010

O comportamento humano é condicionamento ou motivação?

O comportamento humano sempre foi uma discussão reflexiva. Entender os fatores que atuam direta e indiretamente no comportamento, condicionando a motivação das pessoas à multiplicidade dos atores que de forma complexa interferem no processo comportamental e sentimental.          
Para Huffman, Vernoy e Vernoy (2003), a atitude é uma predisposição a responder cognitivamente, afetivamente e comportamentalmente a um objeto específico de modo particular. As atitudes se transformam no decorrer do tempo, e a diferença entre elas e os comportamentos dos indivíduos, pode ocasionar em conflitos psicológicos. Tal situação fica exposta nos Fatores que influenciam o comportamento, mostrando o comportamento como o ator central do processo, sofrendo ação direta da percepção e dos fatores ligados ao estímulo, indivíduo, sociedade e ao meio, sendo que os mesmos fatores afetam a percepção também.
Logo, os seres humanos atuam a partir de uma determinada história pessoal, bem como a partir de um contexto, composto por inúmeras variáveis, como o ambiente social, econômico, cultural e político. 
O comportamento humano seja o método, entre todos, mais difícil de entender da ciência. O comportamento de um indivíduo na organização pode ser por instinto, habitual e por particularidades. Sendo o primeiro uma analogia ao mundo animal, porém com uma diferenciação e singularidade ímpar, pois tal característica é pouco usada nas organizações, pois o social, a cultura e aprendizagem moldam o comportamento organizacional, contudo cada indivíduo possui uma característica habitual que o diferencia, logo entendê-la é o ponto inicial para entender o processo. 

Vale a reflexão, você é motivado ou condicionando no seu ambiente de trabalho, estudo e/ou familiar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário